CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
16/02/2016

ACIA mobiliza empresários contra aprovação de feriado municipal no dia 20 de novembro

Entidade reuniu diretores e representantes do Fórum de Desenvolvimento e Cidadania de Americana em reunião nesta segunda-feira

A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) está mobilizando os empresários e cidadãos que são contra a aprovação de mais um feriado no mês de novembro, para participar da sessão ordinária que vai votar em segunda discussão, nesta quinta-feira (18) no Plenário da Câmara Municipal, a criação de feriado municipal no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. No início da noite de ontem, segunda-feira (15), a Associação reuniu várias entidades de classe em sua sede para tratar do tema.

A entidade se coloca contra a aprovação da propositura por ser prejudicial à economia da cidade, já que novembro conta com outros dois feriados nacionais. “A questão em discussão não é a causa do feriado, mas sim o impacto para a economia do município, que já fica parada por conta dos feriados de Finados e Proclamação da República. Mais uma pausa no mês prejudicará não só o empresário, mas também o trabalhador que pode sofrer diretamente com esses reflexos”, destacou o presidente da ACIA, Dimas Zulian.

Além da ACIA, as 12 entidades que pertencem ao Fórum de Desenvolvimento e Cidadania do município também se colocaram contra a aprovação do projeto de lei, que na última quinta-feira (11) foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal. “Nosso trabalhar será de mostrar aos vereadores da cidade o prejuízo que a data pode causar. Vamos buscar um acordo para dar a devida atenção causa, trata-la como ela merece, despertar na nossa comunidade o sentimento de dizer não ao preconceito racial, mas sem onerar nossa cidade, prejudicando às empresas, por que no final, quem acaba pagando a conta é sempre a população”, pontuou Zulian.

O prejuízo dos feriados para a economia do país já foi tema de matéria na Revista Exame. Leia aqui. 

A propositura

O projeto de Lei nº 169/2015, de autoria de diversos vereadores, que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra.

De acordo com os autores, o objetivo é promover a reflexão e o debate pelo fim do preconceito racial. “O nosso país tem uma dívida muito grande com a população negra e toda e qualquer atitude se faz necessária para corrigirmos distorções impostas por muito tempo. A aprovação da presente matéria contribuirá para a reflexão de todos da necessidade de abolirmos todo tipo de preconceito e principalmente valorizar as origens do nosso povo”, defendem na justificativa.

 O projeto de lei será votado pelos vereadores em segunda discussão, na sessão ordinária de quinta-feira (18).

[gallery ids="5714,5715,5716,5717,5719,5720,5721,5722"]