CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
16/01/2024

Americana conta sua história chega na sua terceira edição

Documentário disponível na internet mostra começo da industrialização, quando a cidade ficou conhecida como “Princesa Tecelã”, a maior produtora de tecidos artificiais e sintéticos

A série de documentários “Americana conta sua história: em fatos e prosas” chegou ao terceiro capítulo. O tema desta edição foi o aparecimento da indústria no município, principalmente no segmento têxtil. A exibição foi realizada em dezembro, no Teatro Municipal Lulu Benencase. O material pode ser conferido no site https://www.youtube.com/watch?v=aTDNtadMzEY.

No começo da industrialização na cidade, Americana ficou conhecida como a “Princesa Tecelã”, sendo a maior produtora de tecidos artificiais e sintéticos do Brasil.

O município possuía uma grande quantidade de tecelagens para atender o País e também o mercado internacional.

Com o começo em Carioba, o documentário reúne depoimentos de ex-funcionários, proprietários e familiares de industriais e facionistas que trabalhavam para as indústrias. Essas pessoas, de modo geral, contribuíram para o desenvolvimento da economia da cidade.

No início dos anos 70 grandes indústrias do setor têxtil foram instaladas em Americana e muitas famílias para aqui vieram devido à oferta de empregos.

O documentário “Americana conta sua história: em fatos e prosas” é um trabalho realizado pela Gil Produções e direção geral de Carlos Sant’Anna. A obra apresenta o mesmo estilo das duas edições anteriores. Os temas abordados em 2013, no primeiro documentário, foram o bairro de Carioba, imigração e o amor das pessoas pelo munícipio. Em 2015, a edição mostrou os bons tempos da educação, com enfoque nos principais colégios e escolas.

“Americana conta sua história” é um projeto subsidiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A série de documentário será contemplada com cinco edições com temáticas diferentes. O tema para o próximo documentário será “Nossa arte”.