CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
03/07/2023

Apex-Brasil qualifica empresas interessadas em exportar

Programa denominado Peiex-Facamp é gratuito, tem duração de dois a três meses e atende as empresas interessadas da região. Principal objetivo é oferecer condições necessárias para ajudar indústrias a vender seus produtos e serviços para diversos países

 

    
Os empresários de Americana e região que pretendem exportar seus produtos precisam passar por um processo de qualificação junto à Apex-Brasil. Um evento sobre o assunto foi realizado na quarta-feira, dia 28, na sede da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) com a participação de 45 representantes de indústrias. 


Por um período de dois a três meses, os interessados participam gratuitamente do Peiex-Facamp (Programa de Qualificação para Exportação) voltado para as empresas que estão interessadas em vender seus produtos lá fora. De acordo com Olavo Henrique Furtado, monitor extensionista do Núcleo Peiex Campinas, este programa envolve 91 cidades em todo o Estado de São Paulo e em dois anos e meio mais de 200 empresas da região já conseguiram exportar. A lista só aumenta e dentro de pouco tempo este número deve saltar para 248.


Olavo ressaltou o apoio do poder público e explicou que por meio desta parceria com a Facamp o Peiex está superando suas expectativas. Ele falou que a região de Americana tem um grande potencial exportador já que aqui está localizado um dos parques industriais mais antigos e bem estruturados do Brasil. “Dentro da Região Metropolitana de Campinas, a cidade de Americana conta com empresas que exportam e tem condições de ampliar ainda mais este serviço. Existe uma grande demanda e também uma política de incentivos com o apoio do poder público. Isso ajuda bastante”, comentou. 


Para Diogo Mentor, vice-presidente da Acia, a realização deste encontro foi uma ótima oportunidades para que os empresários tomassem conhecimento sobre o Peiex-Facamp esclarecendo as principais dúvidas e como devem agir para vender seus produtos e serviços ao comércio exterior. “Conseguimos, neste primeiro momento, reunir empresas de diversos segmentos que vieram buscar  orientações. Isso é muito bom porque mostra a força da nossa indústria e a Acia sempre está atuando para ajudar naquilo que for possível”, explicou.


Rafael de Barros, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefetira de Americana, disse que o poder público está trabalhando para oferecer a estrutura necessária às impresas interessadas. “A gente tomou conhecimento deste excelente trabalho do Peiex-Facamp já faz um tempo. E estamos atuando para atender mais empresas. Isso é muito bom para elas e para a cidade, de modo geral, pois todos ganham com isso”, apontou.


O encontro contou também com a participação de Gabriel Tadeu Antunes Machado, representante da Apex-Brasil, e que trabalha em Brasília. Ele participou online e esclareceu muitas dúvidas. “As empresas necessitam de um planejamento e atuação focada naquilo que desejam e querem vender. É preciso identificar se uma indústria vai comercializar seu produto em determinado país ou se ela deve abrir uma filial ou algo parecido. A Apex auxilia em todo este processo”, comentou. Quem estiver interessado em obter mais informações pode entrar em contato pelo e-mail peiex@facamp.com.br. No evento de quinta-feira, a Acia também esteve representada pela vice-presidente Elza Cassitas Sferra, pela diretora Ana Cavadas e Lucas Leoncine, que além de diretor da Acia é também vereador.

Clique aqui e baixe o material 1 da palestra 

Clique aqui e baixe o material 2 da palestra