CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
25/05/2023

Área Azul terá redução de 434 vagas de estacionamento

Medidas foram anunciadas pelo prefeito Chico Sardelli ao lado do presidente da Acia, Marcelo Fernandes, na quinta-feira, e devem ser implantadas no prazo de 90 dias

No período de 90 dias, 434 vagas de estacionamento da Área Azul serão extintas em Americana, o que representa uma redução de 25% das atuais existentes. Hoje, o estacionamento rotativo conta com 1,8 mil espaços e com esta medida haverá uma redução para 1.366. O contrato assinado em 2018 tinha uma previsão de 2.254 vagas. O anúncio foi feito pelo prefeito Chico Sardelli, na tarde de quinta-feira, no auditório Villa Americana, ao lado de Marcelo Fernandes, o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) e demais autoridades. As mudanças na Área Azul eram uma antiga reivindicação de comerciantes e consumidores.
Por enquanto, as regiões definidas com a eliminação de vagas serão as imediações do Mercado Municipal e da Rua Carioba, depois da linha férrea. Estudos a serem realizados pela prefeitura e a Estapar, empresa responsável pelo serviço, irão definir outros trechos.
Outra boa notícia é que no período de dois anos não haverá reajuste da tarifa e além disso a correção deixa de ser aplicada pelo IGPM e passa a ter como base o IPCA. Os motoristas que não efetuarem o pagamento do estacionamento serão notificados com um aviso no carro.
Chico informou ainda que não haverá mais fiscalização por meio de câmeras instaladas em carros, a compra dos tíquetes será facilitada, mais agentes irão atuar nas ruas e os pontos de venda serão ampliados para facilitar a vida dos consumidores que tenham dificuldades com os parquímetros e aplicativo.
Essas alterações foram definidas após mais de oito meses de discussões entre a prefeitura, Acia e Estapar. Foram levados em conta os apontamentos da entidade, dos comerciantes instalados nas áreas de abrangência, secretarias envolvidas e feedbacks dos próprios usuários.
“O estacionamento rotativo é necessário para que as pessoas consigam encontrar vagas no Centro para frequentar o comércio, mas é preciso que o serviço seja de fácil acesso a todos. Por isso definimos essas mudanças”, disse o prefeito.
Marcelo Fernandes, presidente da Acia, disse que a associação nunca pediu a extinção do serviço e nem reclamou do preço, mas reivindicou melhorias. “Muitas pessoas têm dificuldades para acessar o parquímetro ou aplicativo. Mais agentes nas ruas e pontos de venda ajudam a todos”, disse. Segundo a Estapar, o número de agentes passa de 7 para 14 e os pontos de venda serão ampliados de 8 para 16, com um fixo no Convívio.      
A Acia esteve representada ainda no encontro pelos vice-presidentes Evandro Barizon e Diogo Mentor. Também estiveram presentes o vice-prefeito Odir Demarchi; o presidente da Câmara Thiago Brochi; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, e o diretor institucional da Estapar, Adelcio Antonini, entre outras autoridades.
Com a retirada dos carros, haverá mais fiscais a pé, e todos eles farão a venda do tíquete. Haverá o mínimo de um fiscal para cada 90 vagas. O aplicativo Zul+ também segue em funcionamento.
"Essas alterações são pedidos de toda a comunidade e fruto de muito diálogo com a empresa Estapar, que soube entender as necessidades. Também houve o envolvimento da Acia nessas questões", disse Barros.
"Buscamos sempre trabalhar lado a lado com a prefeitura, analisando todas as demandas de forma conjunta e buscando soluções”, disse Adelcio Antonini, diretor institucional da Estapar.