CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
23/03/2020

Associação comercial: representatividade e esforço social

Entidade tem a missão de educar, instruir e salvaguardar os interesses comerciais e empresarias

Prof. Dr. Wagner A. Armbruster Presidente da ACIA É sempre oportuno esclarecer as pessoas para assim evitarmos controvérsias. Um dos maiores problemas de convivência humana é a falta de clareza sobre o que, de fato, são as coisas ou as interpretações dúbias. Quando esclarecemos, educamos, auxiliamos e promovemos. Especialmente quem, por ventura, poderia, até por ignorância do assunto, vir ainda que, munido de ótimas intenções, a nos criticar. Segundo os estudos conceituais de nossa sociedade:
“Uma associação comercial é uma associação que visa ao comércio e às trocas comerciais entre países ou grupos com poder de compra ou venda. A associação comercial municipal é uma sociedade civil de intuitos não lucrativos, cujo propósito é defender os interesses da classe empresarial que se faz representada por ela através da adesão de sócio”.
O dicionário Aurélio nos ensina:
Associação é o ato ou efeito de associar-se (unir, juntar, reunir, estabelecer relação) estabelecer relação e identidade”.
Portanto trata-se única e tão somente da união de pessoas e empresas afins. As associações comerciais existem para educar, instruir, e salvaguardar interesses comerciais e empresarias que promovam desenvolvimento aos municípios. Não se trata de uma entidade partidária e nem mesmo tem gestão direta da administração dos órgãos públicos. Pode sim colaborar, contribuir, sugerir e interceder por interesses, posturas e decisões quando consultada e quando antevê diretrizes favoráveis ao bem comum. Associação comercial não tem poder de Prefeitura Municipal, pode sim colaborar e contribuir, mas especifica-se no universo de servir aos interesses de seus associados. Portanto erra quem reclama da associação comercial ou lança sobre ela e seus dirigentes comentários como se a mesma pudesse diretamente intervir no poder municipal. As associações, quaisquer que sejam elas, são entidades civis com poder de voto consultivo. Não atuamos como Poder Executivo, mas sim como conselheiros executivos e legislativos. E a história tem demonstrado que a sabedoria da condução humana tem utilizado muito e com sucesso deste referencial das associações comerciais. As associações comerciais sempre foram muito úteis ao Poder Legislativo e ao Executivo. Pois elas estão munidas da tecnologia das novidades do suceder dos tempos. Quem quer saber o que vai acontecer no futuro se junta aos olhares espertos e esclarecidos das associações comerciais e de seus dirigentes. Outros, limitados ao um mundo menor, perdem-se balbuciando inverdades e sucumbem. O que percebemos é que, quem pretende estar atuando no futuro ou existir empresarialmente não pode e nem deve desprezar a benéfica utilidade de associar-se. Importante frisar sempre que críticas se revertem com esclarecimentos. Eis a grande valia do associar-se. Pensem nisso!