CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
15/05/2023

Empresa amiga do aprendiz vira lei e vai ajudar os jovens

Iniciativa partiu do vereador Silvio Dourado (PL) e proposta principal é incentivar empresários que contratarem menores

O projeto de lei de autoria do vereador Silvio Dourado (PL), que institui o selo “Empresa amiga do aprendiz”, em Americana, foi sancionado pelo prefeito Chico Sardelli, no dia 4 de maio. De acordo com a proposta, este selo será concedido para as indústrias, estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços que contratem menores e jovens aprendizes.Segundo a lei 6.731 de 2023, publicada no Diário Oficial do município, as empresas terão de estimular e acompanhar a frequência escolar dos aprendizes para ter direito ao selo. Por outro lado, os jovens também precisam cumprir algumas metas, como ter um bom comportamento e desempenho escolar, frequência às aulas e comprovarem por meio dos pais e responsáveis um relacionamento familiar saudável.
O vereador Silvio Dourado disse que em reuniões realizadas com gestores educacionais foram apontadas preocupações com os adolescentes e jovens aprendizes. Ao iniciarem no mercado de trabalho eles precisam estudar à noite e com isso muitos apresentam um queda no rendimento escolar além de reduzir o convívio familiar. 
“Diante disso surgiu a ideia da criação deste selo. O objetivo é estimular e reconhecer as empresas que sempre estão atentas e atuantes para a formação intelectual e da personalidade dos jovens”, explicou o vereador. 
Segundo o parlamentar cuidar do jovem aprendiz é cuidar também da sua família. “A empresa ganha, além de um bom profissional, um bom cidadão”, comentou Dourado.