CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
15/05/2024

Curso Diurno: Otimização de Resultados - Definindo o Melhor Composto de Produtos

As empresas de forma geral costumam oferecer valor aos seus clientes pela comercialização de produtos e/ou serviços que atendam às necessidades de mercados, nichos ou clientes específicos. É exatamente a comercialização destes produtos e serviços que dão sustentação financeira às operações, e permitem à empresa cumprir sua missão estratégica.

São raras as empresas que oferecem apenas um produto ou serviço específico. Ao contrário, é comum as empresas terem em seu portfolio uma certa variedade destes produtos ou serviços, de forma a diversificar sua atuação e atender diversos mercados ou segmentos. A diversificação de portfolio proporciona à empresa maior segurança e penetração de mercado, dentre outras vantagens competitivas.

Com tantos produtos ou serviços sendo ofertados ao mesmo tempo, nos processo operacionais da empresa circulam mais de um produto ou serviço simultaneamente, sempre competindo na operação pelos seus recursos produtivos, como máquinas, mão-de-obra, materiais, etc.

É, portanto, natural que ocorram no dia-a-dia dos gestores algumas questões importantes para tomada de decisão, como:

. Qual produto devo trabalhar hoje, dentre os diversos de meu portfolio?
. Que quantidades de cada produto ou serviço eu deveria produzir e vender no mês, ou seja, qual deve ser o meu composto ou mix de produto?
. Será que se eu priorizar um mercado ou nicho em detrimento de outro eu não obteria melhor resultado?
. Será que eu estou produzindo e vendendo os produtos ou serviços nas quantidades ótimas?
. Como eu faço pra faturar mais gastando menos (ganhar eficiência operacional) otimizando meu composto de produção?

As respostas a estas perguntas existem. São técnicas consagradas de metodologias que estão à disposição de qualquer empresa, e em alguns casos até usando ferramentas do dia-a-dia das empresas, como planilhas eletrônicas, por exemplo.

Este curso vai apresentar, de forma geral, as técnicas, ferramentas computacionais e práticas utilizadas pelas grandes empresas produtoras e prestadoras de serviço nos mais diversos segmentos, para definição de seu composto ótimo de produtos e serviços, seja pela minimização de custos seus custos, seja pela maximização de seu resultado financeiro, dentre outros indicadores de resultados de negócio.

A definição do composto ótimo de produtos e serviços permite guiar as estratégias da marketing e de comunicação com o mercado, bem como a estratégia de vendas, visando alinhar os setores comerciais com a operação da empresa.

Pela apresentação de cases práticos, o participante vai ter contato com os aspectos essenciais das ferramentas de otimização, bem como das informações necessárias para alimentar estas ferramentas, de forma que ela possa auxiliar na definição do composto ótimo de produtos e serviços a ser oferecidos ao mercado.

Conteúdo coberto no curso:

. Casos clássicos de influência do composto de produtos no resultado da empresa
. A rota da otimização: da estratégia competitiva à definição do composto ótimo
. Convertendo a estratégia competitiva em estratégia de produtos e serviços
. Alinhando custos e margens à estratégia
. Definição dos indicadores a otimizar
. Definido recursos-chave e estabelecendo seus limites
. Modelos de otimização - visão geral
. Ferramentas computacionais de otimização - do Excel a ferramentas especializadas de otimização.

<< Voltar