CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
30/06/2015

Micro e pequenas empresas transformam momentos de crise em oportunidade para crescer

Painel sobre “Como crescer em tempos difíceis”, realizado na ACIA, mostrou que gestão da qualidade ajuda a lidar melhor com as dificuldades do mercado; Em Americana, três a cada quatro empresas que buscam certificação internacional são PME’s

Em tempos de instabilidade econômica, onde empresários estão preocupados com a chamada ‘crise’ nos negócios, é possível encontrar inúmeros exemplos de empresas que só enxergam oportunidades para crescer. É o caso da Imetextil, da Imobiliária WPA e da Líder Saúde Ambiental, que apresentaram suas experiências sobre “Como crescer em tempos difíceis” em painel realizado na ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), na manhã desta terça-feira (30). Em ramos bastante distintos de atuação e que são considerados de risco no mercado atual, as empresas garantem que não vivenciam a crise. O segredo? A gestão da qualidade como ferramenta que permite enxergar o potencial do negócio e traçar o caminho do sucesso.

[caption id="attachment_2769" align="alignleft" width="300"]Juliana Santarosa, da WPA, contou que a empresa da família dobrou número de colaboradores em função do crescimento do negócio Juliana Santarosa, da WPA, contou que a empresa da família dobrou número de colaboradores em função do crescimento do negócio[/caption]

“Quando entrei na WPA, há oito anos, mesmo a empresa sendo familiar e estando engrenada no mercado, percebi que poderíamos potencializar nosso negócio. Eu trabalhava como fonoaudióloga em uma entidade de Americana e via como eles usavam a gestão da qualidade para gerenciar seus mais de 100 colaboradores. Trouxe a ideia da certificação ISO 9001 para a imobiliária e saltamos de 15 colaboradores para 35, com incontáveis avanços no número de negócios e a vantagem de vermos claramente onde queremos chegar nos próximos anos e o que devemos fazer para atingir esse objetivo”, relatou Juliana Santarosa, que conduz ao lado do irmão a Imobiliária WPA, certificada desde 2012.

Em Americana, três a cada quatro empresas que buscam certificação são PME’s

Engana-se quem pensa que a Certificação de Qualidade NBR ISO 9001:2008 está distante do orçamento e, até mesmo, do perfil de micro e pequenas empresas. Hoje, as pequenas corporações despertaram para a importância da gestão da qualidade como forma de lidar melhor com as dificuldades do mercado e, mesmo em épocas de crise, potencializar os negócios. Prova disso é que, em Americana, três a cada quatro empresas que buscam certificação são PME’s.

O número, levantado pela Destra Consultoria, de acordo com o especialista em sistemas de gestão, Marcelo Martins, é animador já que há algumas décadas empreendedores de micro e pequeno porte sequer cogitavam a certificação em suas organizações. Mas, o que mudou desde a época em que apenas grandes multinacionais possuíam sistemas de gestão certificado internacionalmente?

[caption id="attachment_2772" align="alignright" width="300"]SONY DSC Especialista em sistemas de gestão, Marcelo Martins (à esquerda), explicou para dezenas de empresários os diferenciais da certificação[/caption]

A explicação, segundo Martins, está na simplificação do sistema, que está focado em resultado e não em burocracias como antes. “Atualmente é muito mais fácil encontrar projetos que contemplem benefícios e condições especiais para o micro e pequeno empresário melhorar a produtividade e o lucro do seu negócio, sem contar o destaque no mercado, já que no Brasil menos de 1% das empresas possuem a certificação ISO 9001”.

Na contramão do mercado, indústria se destaca e empresa tem crescimento bilateral

Já na Imetextil, segundo Isabela Luchiari Meneghel, a gestão da qualidade permitiu “andar na contramão do mercado, onde as indústrias têxteis estão sentindo a crise. Nós estamos atentos ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, em melhorar nossos processos e se diferenciar no mercado”, relatou. A empresa conquistou o Prêmio Exporta São Paulo 2014, que destaca o aumento do volume de negócios internacionais entre as indústrias do Estado.

[caption id="attachment_2774" align="alignleft" width="300"]José Renato e Juliana Meneghel contaram José Renato e Juliana Meneghel contaram como a gestão da qualidade impulsionou seus respectivos negócios[/caption]

O empresário José Renato Andrade explicou que em sua empresa, a Líder Saúde Ambiental, a gestão de qualidade permite o crescimento bilateral. “Nós temos uma filosofia de gestão onde, os processos que implementamos, permite que tanto a empresa quanto o funcionário cresçam”, comentou, destacando que a Certificação ISO 9001 permite ao empresário e seus colaboradores enxergarem a empresa alguns anos à frente, fator fundamental para transformar crise em oportunidades.

ACIA é pioneira em facilitar a certificação

Em Americana, a ACIA é pioneira em facilitar o acesso dos PME’s à gestão da qualidade. Em 2011, a entidade criou o projeto “ISO Fácil” onde associados contam com condições facilitadas para o pagamento para implementar a certificação em apenas nove meses. De lá para cá, mais de 25 empresas e entidades filantrópicas, que são convidadas a participarem do projeto sem custo, fazem parte do seleto grupo de organizações certificadas em todo o mundo.

[caption id="attachment_2775" align="alignright" width="300"]Presidente da ACIA, Dimas Zulian, explicou sobre o projeto "ISO Fácil" para dezenas de empresários presentes no painel Presidente da ACIA, Dimas Zulian, explicou sobre o projeto "ISO Fácil" para dezenas de empresários presentes no painel[/caption]

“A ACIA, em parceria com a Destra, organiza grupos de empresas interessadas facilitando o acesso dessas organizações a certificação internacional, melhorando o potencial e a visibilidade do seu negócio. Além disso, o projeto tem um importante papel social, pois a cada grupo convidamos uma entidade filantrópica para participar sem custo. Acreditamos que a gestão da qualidade também é fundamental para que essas entidades continuem ajudando a comunidade”, destacou o presidente da ACIA, Dimas Zulian.

O projeto “ISO Fácil” envolve consultorias em grupo e individualizadas para atender aos objetivos específicos de cada empresa, suporte e auditoria interna, bem como o acompanhamento nas auditorias de certificação do sistema.

Transforme crise em oportunidade!

Mais informações sobre o Projeto ISO Fácil da ACIA podem ser obtidas na Linha de Apoio (19) 3471-3880.

Confira a galeria de fotos do painel: [gallery columns="6" ids="2780,2781,2782,2783,2784,2785,2786,2787,2788,2789,2790,2791,2792,2793,2794,2795,2796,2797,2798,2799,2800,2801,2802,2803,2804,2805,2806,2807,2808,2809,2810,2811,2812,2813,2814,2815,2816,2817,2818,2819,2820,2821,2822,2823,2824,2825" orderby="rand"]