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05/10/2015

ACIA abre vagas para a primeira certificação do Brasil voltada ao varejo local

As vagas são limitadas e o primeiro grupo deve conquistar o selo para impulsionar as vendas no Dia das Mães do próximo ano

A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) está com vagas abertas para estabelecimentos comerciais que queiram obter o 1° selo de qualidade do Brasil voltado para o varejo local. O programa Varejo Legal, lançado em parceria com a Destra Consultoria, tem custo acessível ao pequeno e médio empresário e vai certificar empresas de que queiram se diferenciar no comércio de Americana por meio da implementação de um padrão de excelência no atendimento. As vagas são limitadas e o primeiro grupo deve conquistar o selo para impulsionar as vendas no Dia das Mães do próximo ano.

O processo de certificação no programa Varejo Legal tem seis meses de duração. As empresas participantes passarão por consultorias individuais, em grupo e por treinamentos específicos. Os consultores levantarão as necessidades de melhorias de cada empresa para, ao final do processo de implementação, o estabelecimento se adequar ao padrão de qualidade e excelência exigido pelo Varejo Legal. Após a conclusão dos seis meses de consultorias e treinamentos, a empresa será auditada pela ACIA para, então, saber se está cumprindo os pré-requisitos e apta a receber o selo de qualidade.

Logo Varejo LegalO projeto é pioneiro, já que a Americana será a primeira cidade do Brasil a contar com uma certificação específica para o varejo local, com a metodologia V.E.N.D.A.S, desenvolvida exclusivamente para o programa. O objetivo é fomentar o desenvolvimento local e permitir que os consumidores tenham preferência por comprar em Americana. Mais informações sobre o Varejo Legal podem ser obtidas na ACIA, no (19) 3471-3898.

Estímulo para enfrentar dificuldades da economia 

Em função do momento vivido pela economia, o sócio diretor da Destra Consultoria, Marcelo Martins, aponta que a certificação Varejo Legal vai agregar valor ao estabelecimento comercial. “Primeiramente o empresário e sua equipe de colaboradores serão preparados para otimizar os recursos e reduzir despesas, o que vem em um momento muito oportuno, pois a situação econômica que estamos enfrentando pede que as empresas tenham uma gestão consciente e sustentável. Além disso, a empresa poderá utilizar o selo em todos os seus materiais de divulgação para se diferenciar perante os concorrentes”, comentou.

Para o presidente da entidade, Dimas Zulian, os consumidores ganharão, além de qualidade no atendimento, segurança na hora da compra. “A empresa que participar da certificação vai passar por um processo de consultoria desde a gestão do estoque, o fluxo de caixa até o atendimento dos seus vendedores. Por isso, os clientes saberão que naquela loja, por exemplo, a troca da mercadoria em garantia poderá ser feita sem transtornos, pois tudo estará alinhado de acordo com os padrões exigidos pelo Varejo Legal e pela Lei”, destacou.

Metodologia V.E.N.D.A.S e auditorias constantes

[caption id="attachment_3807" align="alignright" width="300"]varejolegal2 Programa foi lançado no final de setembro na ACIA[/caption]

A certificação Varejo Legal conta com uma metodologia exclusiva chamada V.E.N.D.A.S, baseada em conceitos essenciais para o crescimento das empresas varejistas de micro, pequeno e médio porte, como visão, estoque, novidade, dinheiro, atendimento e sustentabilidade, com o intuito de aumentar os resultados de vendas e conquistar a satisfação e a fidelização dos clientes. Por isso, o consumidor terá papel essencial no desenvolvimento dos estabelecimentos comerciais certificados.

A ACIA terá um canal aberto à população para que o consumidor relate se a loja certificada atendeu aos pré-requisitos. Se não for bem atendido, poderá registrar uma reclamação na ouvidoria. O auditor, sem agendar a visita, irá até a loja constatar a incoerência, fará o apontamento e a empresa terá prazo para se readequar, com o risco de perder o selo.