CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
05/02/2016

ACIA orienta estacionamentos a cumprir nova lei de cobrança

A nova lei, que permite a cobrança dos estacionamentos a cada 15 minutos, foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (4)

A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) orienta os estacionamentos particulares a cumprir com a nova maneira de cobrar pelo uso das vagas, que a partir desta sexta-feira (5) deve ser fracionado, e não mais praticado a cada hora cheia. A nova lei, que permite a cobrança dos estacionamentos a cada 15 minutos, foi sancionada ontem (4) pelo governador Geraldo Alckmin e começa a vigorar a partir de hoje, data de sua publicação.

De acordo com a lei, o valor cobrado nos primeiros 15 minutos deverá ser o mesmo nas frações seguintes e, obrigatoriamente, deverá representar a parcela proporcional ao custo da hora cheia. O Executivo tem 60 dias para regulamentá-la, período que os estabelecimentos têm para se adequar.

“Essa é uma medida nova e, por isso, a ACIA está orientando os empresários do ramo a se adequar e cumprir com as novas regras, informando a população sobre essa mudança”, comentou o presidente da entidade, Dimas Zulian.

Direto do cliente

Para facilitar o acompanhamento pelo cliente, do horário de permanência, os estabelecimentos deverão manter relógios visíveis ao consumidor na portaria de entrada e de saída. O descompasso entre os respectivos cronômetros isenta o consumidor de quaisquer pagamentos.

Os estacionamentos deverão ainda dispor de placas com dimensão de, no mínimo, um metro quadrado, em local próximo à entrada, com valores devidos por permanência de 15 minutos, 30 minutos, 45 minutos e uma hora, além de constar as formas de pagamentos. O modelo da placa esta apresentado no texto da Lei n° 16.127/2016.

As reclamações devem ser feitas ao Procon e o descumprimento sujeitará o infrator a advertência e multa, podendo dobrar de valor em caso de reincidência.

A Lei n° 16.127, de 4 de fevereiro de 2016 foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br

leidoestacionamento