CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
25/01/2024

Estado vai criar grupo de trabalho para incentivar segmento têxtil

Empresários e entidades irão apresentar as demandas e proposta foi detalhada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, durante encontro em Nova Odessa

Um grupo de trabalho será criado com o objetivo de debater a situação do setor têxtil na região de Americana e implantar mecanismos para incentivar a produção, gerando mais emprego e renda. A proposta foi apresentada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, durante encontro realizado na terça-feira, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa. Diversas autoridades e integrantes de entidades empresarias estiveram presentes. A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) foi representada pelo presidente Marcelo Fernandes; o terceiro vice-presidente e responsável pelo setor da indústria, Diogo Mentor; a primeira vice-presidente Elza Cassitas Sferra e Ana Cavadas, cogestora do Hub Exportação. Juçara Aparecida Rosolen dos Santos, presidente da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) também participou da reunião.

O evento foi realizado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana e Região) e a Fidam (Feira Industrial de Americana), com apoio da Acia.    

Maias de 200 empresários da região participaram da reunião, que contou ainda com os prefeitos de Americana, Chico Sardelli; de Santa Bárbara, Rafael Piovezan; e de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben, mais o deputado estadual Dirceu Dalben e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros.

A ideia de criar grupos de trabalho, de acordo com a vocação de cada região, já havia sido adiantada pelo próprio secretário Jorge Lima, quando esteve em Americana, no passado, na abertura da Tecnotêxtil.

 “Estamos trabalhando pela reindustrialização do Estado de São Paulo. Aqui nós temos toda a capacidade para receber novos investimentos e o Governo do Estado vai fazer essas coligações empresariais, como é o caso da região de Americana”, pontuou Lima. Ele destacou ainda que cada região tem uma característica de produção e por isso o foco é neste sentido. O secretário falou também de outros potenciais do estado, como o turismo regional e a produção rural em áreas como cana, café e laranja.

Para Diogo Mentor, o encontro foi muito importante porque o grupo a ser criado será o responsável em fortalecer a região incentivando a indústria, comércio e prestação e serviços. “No caso de Americana a nossa vocação é o setor têxtil e de confecção. A Secretarial Estadual de Desenvolvimento Econômico vai agir neste sentido, recebendo as sugestões e o apoio dos empresários e das entidades para a elaboração de um plano de trabalho”, explicou.

Diogo disse ainda que por meio da união dos setores envolvidos diversas sugestões serão apresentadas, de acordo com as necessidades “Depois disso, o Governo do Estado vai definir as ações assertivas para o crescimento e desenvolvimento da região”, completou. E o papel da Acia, como entidade empresarial, será o de colaborar neste sentido apresentando as principais reivindicações.

 

Fotos : Deivis Schermann