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11/01/2017

Feriados devem custar R$ 120 mi para a economia local

Serão oito dias úteis com comércio e indústrias sem funcionar; perda de R$ 15 mi por dia

Os feriados de 2017 devem custar para a indústria e para o varejo de Americana o equivalente a R$ 120 milhões, de acordo a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana). Ao todo são nove feriados nacionais, um estadual e dois municipais. Entre pontos facultativos e feriados nesse período, serão oito dias úteis sem que comércio e indústria estejam funcionando na cidade, uma perda estimada em R$ 15 mi a cada dia útil parado.

“É um montante que deixa de movimentar nossa economia. Esse levantamento é para que a população tenha conhecimento de que os feriados têm custos altíssimos”, comentou o presidente da ACIA, Dimas Zulian.

Os números na cidade foram levantados com base nos dados estimados pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), entidades que estudaram o impacto dos feriados para o varejo e indústria em nível nacional.

De acordo com a Fecomercio, no varejo a perda estimada é de R$ 10,5 bilhões. Já a Firjan prevê que a paralisação da produção vá custar mais de R$ 66 bilhões para o Brasil. Para transportar esses números para a realidade de Americana, foram considerados o PIB e o número de habitantes do município.

Feriado como oportunidade

“Estamos vivendo uma outra realidade, a lei dos Feriados Nacionais foi promulgada em 1949, quando o impacto deles para a economia era diferente. Os empresários do comércio, do setor de serviços e das indústrias precisam se conscientizar de que ao longo dos anos a somatória dos dias fechados pode resultar em grandes perdas”, comentou.

Para Zulian é preciso aproveitar os feriados como oportunidade para os negócios. “Os shoppings, por exemplo, abrem de segunda a domingo, de janeiro a dezembro, sendo feriado ou não. Se olharmos para essa realidade, quando o comércio de rua fecha perde oportunidade de vender. Por isso, é preciso pensar, a longo prazo, nessas datas como um estímulo para as vendas”, finalizou o presidente da ACIA.

Em 2017, o comércio terá seis datas com horário estendido entre fevereiro e novembro, além da programação especial no mês de dezembro, quando os lojistas de preparam para as vendas de Natal.

Confira o calendário do comércio:

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