CÓDIGO:    SENHA:   

Esqueceu a senha    Segunda via do boleto

Botão para acessar Boa Vista SCPC
10/02/2016

PM retoma ronda com bicicletas no Zanaga e ganha a confiança da população

Atividade conta com três policiais e foi concebida por meio do Conselho de Segurança da Zona Leste

O retorno do Patrulhamento Comunitário realizado com o auxílio de bicicletas completa um mês em fevereiro na região do bairro Antonio Zanaga e, tanto a Polícia Militar, quanto os comerciantes, já comemoram o retorno da atividade. Concebido por intermédio do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) da Zona Leste, o qual engloba os bairros do chamado Pós-Anhanguera, o patrulhamento tem como objetivo estreitar os laços com a comunidade e diminuir pequenos delitos nas áreas de cobertura.

O presidente do Conseg Zona Leste e diretor-coordenador da Distrital Leste da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Clóvis Ferreira, explica que desde setembro de 2015 o assunto é debatido nas reuniões periódicas da entidade e, desde o início, todos concordaram com o retorno das bikes aos patrulhamentos diários. “Trata-se de uma conquista não só do Comseg, mas de toda a comunidade. O conselho tem representatividade junto às autoridades e força para intermediar melhorias na área de segurança”, explica Ferreira. Ele alerta que, ao contrário do que muitos pensam, os policiais não estão nas ruas para aplicar multas de trânsito ou penalizar a população.

[caption id="attachment_5640" align="alignleft" width="500"]bikepatrulha_clovis O presidente do Conseg Zona Leste e diretor-coordenador da Distrital Leste da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Clóvis Ferreira, ao lado dos patrulheiros[/caption]

Dentre as ações práticas já realizadas pelo Patrulhamento Comunitário, segundo Ferreira, está a prisão de um homem que tentava inserir notas falsas no comércio local e a intervenção dos policiais em um acidente de trânsito cujo socorro foi realizado com extrema rapidez pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros. “Não tenho a menor dúvida de que o trabalho da polícia com o Patrulhamento Comunitário já ganhou a confiança da população e também dos comerciantes”, enfatiza o presidente.

ROTINA

Diariamente três policiais militares que se dispuseram a realizar as rondas de bicicleta deixam a base da 3ª Companhia da Policia Militar, instalada na entrada do Distrito Industrial do Zanaga, e ganham as principais avenidas do bairro e também do Jardim Brasil. Após o trio ganhar as ruas, são comuns os comprimentos por parte da população e até poses para fotos ao lado de crianças. “É de suma importância essa interação com a comunidade. Creio que nossos objetivos são conquistados em conjunto”, explica o policial militar Alessandro de Moura, 33.

Seu companheiro de farda, Gesse Fabiano de Oliveira, 32, também enfatiza a importância do trabalho dos patrulheiros da PM. “Nosso principal objetivo é evitar comportamentos inadequados próximo ao comércio e, claro, prevenir qualquer tipo de delito nas imediações”, ressalta. O mais jovem do trio, André Casagrande, 30, diz que os policiais responsáveis pelo Patrulhamento Comunitário têm todas as responsabilidades de um policial militar convencional. “Podemos e devemos intervir em qualquer situação”, explica.

Fonte: Jornal do Zanaga Texto:  Anderson Barbosa Fotos: Ediomar Peixoto / Jornal do Zanaga