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01/03/2021

Procon orienta associados sobre e-commerce e afixação de preços

Parceria entre ACIA e órgão de defesa do consumidor visa instruir para relações comerciais saudáveis

A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) e o Procon, órgão de defesa do consumidor, fizeram parceria para instruir os comerciantes com orientações técnicas visando relações comerciais saudáveis. Estão sendo disponibilizados às empresas, o Guia do Comércio Eletrônico e a cartilha de Afixação de Preços, bem como estimulado o estreitamento com o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), o que facilitará a solução de reclamações e melhorará o relacionamento com o cliente.
"Queremos que nossos associados possam fazer bom uso das cartilhas e garantir que suas relações comerciais sejam prósperas", afirmou Wagner Armbruster, presidente da ACIA.
Comércio eletrônico Desde o ano passado, o e-commerce ganhou espaço na rotina das empresas e consumidores, especialmente por conta das restrições presenciais para evitar o contágio do Covid-19. Porém, dificuldades de recebimento das compras realizadas pela internet e mercadorias trocadas passaram a gerar muitas reclamações no Procon. Para orientar clientes e empresários sobre as melhores práticas no comércio eletrônico, a ACIA está disponibilizando o Guia do Comércio Eletrônico aos associados com diversas instruções. Para ter acesso à cartilha, basta clicar aqui. De acordo com José Francisco Montezelo, diretor do Procon de Americana, as principais falhas se concentram no pós-venda.
Muitas empresas não possuem esse tipo de serviço e, quando o consumidor se vê sem amparo diante de um problema acaba nos procurando para registrar uma reclamação”, afirmou.
Para evitar surpresas desagradáveis, o melhor caminho é seguir as regras dispostas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, principalmente, prezando pela transparência e harmonia nas relações de consumo. Instruções sobre afixação de preços também são necessárias em lojas do varejo. Para isso, o Procon criou uma cartilha com o passo a passo respeitando as normas de fiscalização. Para ter acesso ao material, clique aqui. Sindec Segundo o Procon, é importante que as empresas estejam conectadas ao Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), o que facilitará a solução de reclamações e melhorará o relacionamento com o cliente. Para que as empresas interessadas possam ter acesso ao sistema on-line de reclamações, se faz necessário, o preenchimento do formulário disponibilizado pelo Procon e realizar o envio dos documentos solicitados para o e-mail procon@americana.sp.gov.br.
Com o cadastramento eletrônico junto ao Sindec, os fornecedores de produtos e serviços terão maior agilidade no recebimento e na elaboração de resposta às reclamações registradas pelos consumidores junto ao Procon, culminando em eficiência e economicidade na resolução das demandas”, acrescentou Montezelo .
Para saber mais sobre o Sindec, acesse o site: https://sindecnacional.mj.gov.br/sobre